
Quando os seios começam a crescer e até quando os seios crescem. Desde quando e até qual idade?
Até quando crescem os seios?
O seios geralmente começam a crescer por volta dos 12 anos de idade. Geralmente crescem até os 19 anos, mas sabemos que cada organismo é diferente. Entretanto, algumas são precoces, outras tardias. São fatores que variam muito de mulher para mulher.
Enquanto umas se desenvolvem bastante dos 12 aos 15 e depois param, existem outras que só aos 15 começam a se desenvolver, e só param aos 20. Cada mulher é diferente é diversos fatores irão afetar e determinar o tamanho dos seios.
Os Hormônios que agem para aumentar os seios
Jovens mulheres que já atingiram a puberdade geralmente se preocupam com o crescimento e tamanho dos seios. A primeira menstruação é uma indicação de mudanças hormonais no corpo feminino.
Nos seios há glândulas hormonais, que a partir dessa fase passam a receber maiores doses dos hormônios femininos (Estrogênio e Progesterona). Esses hormônios têm papel fundamental para aumentar o tamanho dos seios.
Essa transformação no corpo da mulher pode variar muito, o que gera frustração nas que ainda não começaram a desenvolver os seus seios.
Infelizmente os jovens muitas vezes descriminam essas garotas, colocando apelidos como “tábua”, “palito” etc. Isso acaba por gerar uma baixa auto-estima e consequentemente, uma busca por respostas dos reais motivos porque seus seios não estão aumentando.
Antes de pensar em aumentar os seios com Prótese de Silicone e todos os custos e riscos desta cirurgia, deve-se avaliar em qual estágio de desenvolvimento hormonal a mulher se encontra.
Frequentemente meninas de 11 ou 12 anos ficam aflitas porque suas colegas na escola já começaram a desenvolver os seios, mas elas não. Nessa idade ainda é cedo para se preocupar. Ao mesmo tempo, jovens de 15 a 18 anos se preocupam por não terem atingido o tamanho desejado dos seios. Isso pode ser porque os seios ainda estão em fase de desenvolvimento.
É difícil dizer, e cada caso é um caso.
O que determina o tamanho dos seios?
Mas afinal, o que determina o tamanhos dos seios? Por que algumas mulheres têm os seios fartos e volumosos e outras não conseguem fazer com que os seios se desenvolvam?
Diversos fatores determinam o tamanho dos seios.
O principal com certeza é a Genética.
Geralmente o tamanho dos seios das filhas segue o padrão hereditário: Mães com seios grandes geram filhas com seios grandes…e vice-versa para os seios pequenos.
Se fosse só isso estava tudo muito simples! Mas há diversas mães com seios grandes que geram filhas com seios pequenos e vice-versa. Até irmãs muitas vezes tem o tamanho dos seios completamente diferente. O que acontece é que diversas variáveis influenciam o desenvolvimento dos seios das filhas, podendo diferenciá-los (e muito) dos seios das mães.
Uma variável importante são os Hormônios.
Os seios são orgãos com glândulas hormonais. Essas glândulas irão se desenvolver a partir principalmente da 1ª menstruação (Puberdade) até os 19 anos em média. A questão é que problemas hormonais são muito comuns nas mulheres. Problemas de saúde e até fatores psicológicos podem alterar a quantidade de hormônio que é produzida, ou a quantidade de hormônio que chega às glândulas dos seios. Isso gera quase uma infinidade de variáveis que podem ocorrer que irão afetar diretamente o desenvolvimento e consequentemente, o tamanho dos seios.
Por exemplo: uma garota que sofreu bullying tem sua auto-estima abalada e acaba ficando em depressâo. Essa depressão desencadeia uma alteração hormonal que acaba fazendo com que essa garota produza menos hormônio (Estrogênio e Progesterona). Essa alteração pode gerar também um desenvolvimento precoce ou exagerado do hormônio masculino (Testosterona).
Outra variável que certamente pode influenciar o tamanho dos seios é o Peso.
O seio é composto também por tecido adiposo, ou seja, reservas de gordura. Se a mulher ganhar peso, significa que ela aumentou a quantidade de gordura no corpo e naturalmente, parte dessa gordura vai para os seios. Mas será que vale a pena pra sua saúde engordar para aumentar os seios?
Vários são os fatores que determinam o tamanho dos seios. A maioria deles não tem como ter controle. A melhor indicação é cuidar da Saúde, tanto física quanto mental, para que o corpo trabalhe da melhor forma possível. Dessa forma, os seios se desenvolvem no máximo do potencial para cada mulher.
Há algo a ser feito? Como potencializar o aumento natural dos seios?
Certamente não estar satisfeita com o tamanho dos seios é normal, principalmente na adolescência. Nessa hora, é importante que se tenha paciência. É preciso saber que cada mulher se desenvolve a seu tempo e de forma diferente.
Pra aquelas mulheres que desejam realmente aprender e fazer algo a respeito, o mais recomendado é seguir os passos deste método.